PROMOÇÃO ICSI MANÉGE DES CHAMPS INFORMAÇÕES LIGUE - 19-99250-9046
O QUE É ICSI
Produção in vitro de embriões
Da abreviatura de Injeção Intracitoplasmic de Espermatozóide, a ICSI é uma técnica de fertilização in vitro por injeção de um único espermatozoide no interior do óvulo.
A ICSI já é muito utilizada na reprodução humana, e visa na espécie equina, estabelecer gestações de óvulos recuperados de éguas doadoras que não respondem mais à tradicional técnica de transferência de embriões (TE), conseguindo desta forma contornar problemas reprodutivos adquiridos, ou ainda e especialmente para uso de sêmen de baixa qualidade ou de alto valor. Na ICSI, cada óvulo é injetado com um único espermatozóide oriundo de sêmen fresco ou congelado, e os embriões resultantes são desenvolvidos em laboratório durante aproximadamente uma semana. Após cultivo in vitro estes embriões são, então, transferidos para uma égua receptora ou congelados.
Esta técnica é indicada para éguas com incapacidade de produzir embriões por problemas crônicos do útero, alterações anatômicas do trato reprodutivo causadas no parto como lacerações do colo do útero, problemas em tuba, ou outros danos ao aparelho reprodutor, que impossibilitem a égua de conceber ou manter a gestação por alguns dias. É também a última opção para éguas idosas que não produzem mais embrião por TE convencional, desde que considerado que mesmo com a ICSI os resultados são limitados. O procedimento também pode ser indicado no caso de baixa disponibilidade espermática como no sêmen congelado de baixa qualidade ou sêmen de garanhões que já morreram. Com a ICSI é possível otimizar o uso do sêmen congelado, já que com 1/5 de uma palheta é possível fertilizar inúmeros óvulos.